Eixos Temáticos
Os trabalhos deverão ser enviados à Coordenação da Comissão Cientifica no e- mail: josefinasfuentes@gmail.com, com cópia para paolasalinas11@yahoo.com.br. O autor deverá receber a confirmação do seu envio em 3 dias, caso isso não ocorra será preciso enviar o trabalho novamente.
Solicita-se que cada texto se oriente por um dos Eixos temáticos e que o Eixo escolhido seja indicado antes do título do trabalho. O número máximo de caracteres para os trabalhos é 6000, incluindo espaços e notas, e deverá ser escrito na fonte Times New Roman, tamanho 12. A data limite para a entrega dos trabalhos é 10 de outubro.
Corpo sexuado no século XXI
Como se fabricam os corpos hoje? Mudança de paradigmas e matrizes das identificações sexuais. Incidência do discurso capitalista e das ofertas da ciência. Cirurgia de mudança de sexo e técnicas de reprodução assistida. Diferença sexual anatômica e diferença feminina (a alteridade do Outro sexo). Debate com os movimentos feministas.
Corpo de mulher na clínica
Transformações corporais na adolescência, ciclos menstruais e gestação. O mistério da feminilidade corporal. Deslocalização do gozo feminino e frigidez. O corpo nos maus-tratos, na ninfomania e na pornografia. Cortes, peircings e inscrições na pele. A recusa do corpo na histeria e o Penisneid. O nada como objeto e os véus do nada corporal. A mascarada do corpo em cena. Novas versões da homossexualidade feminina. Inconsistências do corpo feminino, o desaparecimento do corpo na psicose e o empuxo-à-mulher. O corpo arrebatado na erotomania e a perda corpórea na devastação feminina. Anorexia, bulimia e obesidade. A mulher objeto do desejo masculino, sintoma de outro corpo e a mulher como Outra. O não-todo no corpo falante. Consistências do corpo ao final da análise, para além dos binarismos, das identificações e dos impasses dA mulher que não existe.
Corpo de mulher na cultura
Representações da mulher e o lugar do feminino hoje. A terceira mulher de Lipovetsky existe? Difamação feminina. Feminicídio, violência e atentados contra as mulheres e seus direitos hoje. O corpo da estética, das próteses, da cirurgia bariátrica e das políticas higienistas. A mulher na religião.
Corpo de Mulher nas artes
Tatuagens, mutilações sem anestesia e cicatrizes como obras de arte, performances e instalações na estética contemporânea dos corpos expostos, como no body art e outras invenções artísticas. Corpos de mulheres e o feminino em cena no teatro, na dança, no cinema, seriados e na literatura.