Estou alegre e o motivo/ beira secretamente à humilhação,/ porque aos 50 anos/ não posso mais fazer curso de dança,/ escolher profissão,/ aprender a nadar como se deve.
A COMISSÃO DE SECRETARIA E A COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA DAS JORNADAS DA EBP-SP 2015, APRESENTAM:
APROVEITE SÃO PAULO*
Museu de Arte de São Paulo - MASP
Uma das mais importantes casas culturais brasileiras.
Av. Paulista, 1578
Feirinha “Como Assim?!”
Avenida Paulista, 2064 - Bela Vista - São Paulo - SP
http://feiracomoassim.com.br/galeria.htm
Mais do que uma feirinha de artesanatos, a “como assim?!” reúne arte e designer num ambiente descolado da cidade. Foi idealizada por um produtor cultural, inspirada em um mercado aberto em Londres.
Acontece aos domingos no Shopping Center 3 (praticamente em frente ao local da Jornada). Aos sábados ela acontece na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros (bairro de fácil acesso pela estação clínicas do metrô). Um lugar que vale a visita, marcado pela diversidade, oferece também uma feira de antiguidades, bons restaurantes e bares à luz do dia.
Livraria Cultura
Além do grande acervo de livros, a livraria conta com um charmoso café e um Teatro, Eva Herz. Neste mês em cartaz as peças "A língua em pedaços" e “A alma imoral”. Vale a pena considerar o programa, mais informações no site.
Outra opção de livraria é a Fnac, também na Avenida Paulista.
Casa das Rosas
Poesia, literatura, um jardim belíssimo e um charmoso café, em plena avenida Paulista.
No entanto, não sei se é por causa das águas,/ deste ar que desentoca do chão as/ formigas aladas,/ Atitude ou se é por causa dele que volta/ e põe tudo arcaico, como a matéria da alma, / se você vai ao pasto,/ se você olha o céu,/ aquelas frutinhas travosas,/ aquela estrelinha nova,/ sabe que nada mudou.
EXPOSIÇÕES EM CARTAZ
ComCiência de Patrícia Piccinini no CCBB
http://culturabancodobrasil.com.br/portal/comciencia-patricia-piccinini-2/
Trazendo a questão das mutações genéticas para o território da arte, a artista australiana Patrícia Piccinini utiliza o realismo como linguagem, apresentando ao espectador um universo de criaturas desconhecidas, porém palpáveis e afetuosas. ComCiência, um neologismo que carrega duplo sentido, conectando consciente e ciência, propõe um percurso narrativo entre esculturas, desenhos e vídeos.
Frida Khalo – Instituto Tomie Otake http://www.institutotomieohtake.org.br/programacao/exposicoes/frida-kahlo/
"Frida Kahlo - conexões entre mulheres surrealistas no México" traz 20 telas da artista, incluindo seis de seus autorretratos. Também expostas 13 obras em papel: nove desenhos, duas colagens e duas litografias.
1ª Mostra Diversa - Museu da Diversidade Sexual
https://catracalivre.com.br/sp/agenda/gratis/museu-da-diversidade-recebe-1a-mostra-diversa/
Nove projetos de artistas brasileiros compõem a exposição, que aborda temas relacionados às identidades de gêneros e orientações sexuais. No trabalho "Doces Barbas", de Denny Azevedo e Ricardo Don, o público é convidado a questionar os conceitos de masculino e feminino: fotografias exibem homens barbados com maquiagens associadas ao universo das mulheres.
As Mulheres de Brecheret - Mube
http://mube.art.br/agenda/event/exposicao-mulheres-no-universo-de-brecheret/
Oito peças em mármore esculpidas por Victor Brecheret compõem a mostra. As obras, que pesam em torno de 600 quilos cada, decoravam um edifício da rua 15 de Novembro, no centro de São Paulo. Elas mostram a potência feminina no universo do escultor, mulheres poderosas são alegorias para as atividades responsáveis pelo progresso financeiro paulistano nos anos 1950.
Transborda - Casa Triângulo
http://www.casatriangulo.com.br/pt
A coletiva com dez artistas joga o foco no mundo trans e promove reflexão sobre identidade de gênero, por meio de pinturas, fotografias, esculturas, vídeos e performances. A curadoria é de Yuri Firmeza. Há trabalhos como “Sergio e Simone” (2009/2014), vídeo-instalação de Virgínia de Medeiros exibida na 31ª Bienal de São Paulo (2014) e premiada no 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil.
O pai está vivo e tosse,/ a mãe pragueja sem raiva na cozinha./ Assim que escurecer vou/ namorar./ Que mundo ordenado e bom!/ Namorar quem?
TEATRO
Agora eu vou ficar bonita - Teatro do Sesc Bom Retiro
Espetáculo cênico musical sobre a arte de envelhecer contado através de poesias e músicas que falam das alegrias, dores, esperanças, incertezas e medos trazidos pelo envelhecimento, independente da idade. O roteiro é de Drauzio Varella e Regina Braga, com direção geral de Isabel Teixeira.
Uma espécie de Alasca - Auditório Masp Unilever http://www.masp.art.br
Inspirado na obra de Oliver Sacks (1933-2015), o texto fala sobre Débora, uma mulher que dormiu 29 anos após contrair a doença do sono, e acorda com a mente de uma pessoa de 16. Nesse período em coma, ela recebeu os cuidados de sua irmã e seu cunhado, médico.
Minha alma nasceu desposada/ com um marido invisível./ Quando ele fala roreja/ quando ele vem eu sei,/ porque as hastes se inclinam.
DANÇA
EleEla - Teatro Alfa
Da Anacã Cia. De Dança criada pelo coreografo Edy Wilson e pela diretora Helô Gouvêa, a peça tem como foco o jazz e traz quinze bailarinos que apresentam movimentos inspirados na história do homem e da mulher, de Adão e Eva até hoje.
Eu fico tão atenta que adormeço / a cada ano mais./ Sob juramento lhes digo:/ tenho 18 anos. Incompletos.
CINEMA
Além dessas opções culturais, as salas de cinema de SP não poderiam ficar de fora.
AS MELHORES SALAS DE CINEMA DE SP PERTINHO DAS JORNADAS... é só caminhar pela Av. Paulista!!
- RESERVA CULTURAL: www.reservacultural.com.br
- CAIXA BELAS ARTES:http://www.reservacultural.com.br/
- CINE ARTE: www.cinelivrariacultura.com.br
- ESPAÇO ITAU DE CINEMA: www.itaucinemas.com.br
Poltronas numeradas e vendas online.
CRÉDITOS:
*COMISSÃO DE SECRETARIA / COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA
Adélia Prado, Bela Adormecida
Boletim Calidoscópio#17 Extra
CALIDOSCÓPIO - BOLETIM DAS JORNADAS DA EBP-SP
"CORPO DE MULHER"
Direção de Redação - Bernadette Pitteri
Revisão Crítica - Daniela Affonso
Edição e Montagem- Maria Marta Rodrigues Ferreira
Colaboração - Cristiana Gallo
Coordenação das Jornadas - Paola Salinas
DIRETORIA DA EBP-SP
Diretor Geral - Rômulo Ferreira da Silva
Diretora Secretária - Alessandra Pecego
Diretora de Biblioteca - Teresinha N. M. do Prado
Diretora de Cartéis - Valéria Ferranti
No entanto, não sei se é por causa das águas,/ deste ar que desentoca do chão as/ formigas aladas,/ Atitude ou se é por causa dele que volta/ e põe tudo arcaico, como a matéria da alma, / se você vai ao pasto,/ se você olha o céu,/ aquelas frutinhas travosas,/ aquela estrelinha nova,/ sabe que nada mudou.