top of page

ATIVIDADE PREPARATÓRIA À JORNADA DA EBP-SP – CORPO DE MULHER

 

 

Cristiana Gallo* 

No dia 23.10.2015 a Diretoria de Intercâmbio e Cartéis realizou uma atividade preparatória à Jornada da EBP-SP, contando com o apoio do Centro Cultural Palace em Ribeirão Preto que abriu o seu auditório para a participação de um novo público.

Aproximadamente 80 pessoas acompanharam três apresentações, produtos do cartel “Inconsciente e corpo falante”, composto por Cristiana Gallo, Eduardo Benedicto, Emmanuel Mello, Fabíola Ramon, Maria Célia Reinaldo Kato, Paola Salinas (Mais-um) e Sílvia Sato. 

Na sequência das apresentações de Eduardo, Maria Célia e Paola que visaram uma articulação da questão particular de cada um neste cartel com a temática da Jornada, seguiu-se um tempo de comentários de Fabíola, Cristiana e Sílvia, abrindo-se para um tempo de conversa com o público presente.

Este cartel tem realizado reuniões abertas com a participação de um público que também intervém com as suas próprias questões. Nesta oportunidade, tratou-se de buscar transmitir algo do funcionamento específico do cartel, com o interesse de promover uma abertura da orientação lacaniana para a cidade e ainda apresentar o tema das Jornadas.

Neste sentido, efetivamente buscou-se transmitir de um outro lugar: transmitir a clínica do falasser em termos da atualidade desta clínica e como o analista se orienta hoje.  

Numa articulação com a temática da Jornada, os textos permitiram um início de percurso do corpo falante ao corpo de mulher, naquilo que toca o não todo, o vazio – vazio de sentido e referido ao gozo sem a medida fálica.

Falou-se do som, aquele que repercute no corpo, nas palavras de Eduardo, caminhando para a questão da lalíngua, naquilo que se antecipa ao significante e ao próprio corpo que se constitui enquanto corpo especular: tal questão foi trazida por Maria Célia e se expressou em termos clínicos, fazendo pensar na clínica com adolescentes. Ainda na clínica, o texto de Paola nos colocou em relação com os impasses e questões da clínica com as mulheres, notadamente no que toca a devastação entre mãe e filha. 

Seguem os textos apresentados para que todos possam acompanhar o trabalho do cartel em direção ao Congresso da AMP.

 

*EBP/AMP

bottom of page